Um menino de apenas 1 ano foi internado em estado grave na UTI pediátrica da Santa Casa de Araçatuba (SP), na tarde de quarta-feira (30), após se afogar na piscina da casa dos avós, no bairro Jussara. A criança foi resgatada pelo pai e recebeu os primeiros socorros da própria mãe, que conseguiu reanimá-lo antes da chegada do resgate.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do hospital, a mãe da criança relatou que havia chegado à casa da mãe dela por volta das 17h30, logo após uma sessão de fisioterapia. O bebê foi deixado na cozinha, enquanto ela foi até o quintal. Pouco tempo depois, a filha mais velha, de 4 anos, procurou a mãe dizendo que não encontrava o irmão.
Assustada, a mulher chamou o marido e juntos correram até a piscina, onde encontraram o menino submerso. O pai pulou imediatamente na água e retirou o bebê, que já estava inconsciente e com a pele arroxeada.
Com conhecimentos em técnicas de salvamento, a mãe iniciou manobras de reanimação ali mesmo. Ela realizou massagens no tórax da criança e tentou aspirar a água ingerida. Como a residência fica próxima à base dos bombeiros no bairro Morada dos Nobres, o casal decidiu seguir de carro até o local, mantendo os procedimentos durante o trajeto. No caminho, o menino voltou a respirar.
Ao chegar na base dos bombeiros, a criança foi transferida para uma viatura de resgate e levada ao pronto-socorro da Santa Casa. Segundo os bombeiros relataram à mãe, o menino sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o transporte, mas foi reanimado com sucesso.
Após os primeiros atendimentos, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva neonatal e pediátrica, onde permanece em observação. Segundo os médicos, o estado de saúde é estável, mas ainda não é possível afirmar se haverá sequelas. Durante a noite, a criança reagiu e chegou a chorar, sinal considerado positivo pelos profissionais de saúde.
Postar um comentário