Um homem foi preso em flagrante por receptação durante a Operação Light, deflagrada na sexta-feira (25), pela Polícia Civil de Araçatuba, com apoio da Guarda Municipal.
A ação, comandada pelo delegado Abelardo Alves Gomes e coordenada pela Central de Polícia Judiciária, teve como foco coibir o furto e o comércio ilegal de fios e cabos elétricos, após o aumento expressivo desse tipo de crime nos últimos seis meses na cidade.
Segundo a polícia, investigações apontaram que os materiais furtados estavam sendo repassados quase imediatamente a comércios que compram cobre e sucatas, sem qualquer comprovação de origem.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, com vistorias em nove estabelecimentos. No total, foram apreendidos 305 quilos de fios de cobre sem procedência, além de cinco câmeras de monitoramento, nove torneiras e cinco baterias de caminhão.
Em um ferro-velho localizado no bairro Rosele, os policiais encontraram 38 quilos de fiação e as baterias. Em outro ponto, também no bairro, foram apreendidas as câmeras, as torneiras e mais 6 quilos de fios.
No mesmo bairro, em um terceiro endereço, foram localizados 13 galos com sinais de maus-tratos, sendo um deles cego e os demais com ferimentos e cicatrizes. A Polícia Militar Ambiental foi acionada e aplicou multa de R$ 39 mil ao responsável.
Ainda nesse local, os agentes encontraram três pássaros-pretos, que permaneceram com o tutor como fiel depositário, e três canários-da-terra, que serão soltos após avaliação técnica.
O homem preso em flagrante foi conduzido à delegacia e permanece à disposição da Justiça para audiência de custódia. Um celular foi apreendido e será encaminhado para perícia.
A Guarda Municipal também aplicou cinco notificações administrativas por irregularidades nos estabelecimentos vistoriados.
A operação mobilizou 32 policiais civis, 18 guardas municipais e 3 fiscais da Prefeitura de Araçatuba.
Postar um comentário