Uma idosa de 83 anos foi atacada por um cachorro na manhã deste sábado (16), no bairro Fortunato Ernesto Verorazzo, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A vítima teve apenas ferimentos leves e foi levada pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Hapvida.
O ataque aconteceu enquanto a mulher caminhava pela região. Até o momento, não há informações se o animal tem tutor ou se estava solto pelas ruas.
Segundo especialistas, em casos de ataque de cães, a prioridade deve ser proteger a vítima e afastar o animal com segurança. O cachorro precisa ser encaminhado a uma clínica veterinária, enquanto a pessoa ferida deve lavar a área atingida com água e sabão antes de procurar atendimento médico em posto de saúde ou hospital.
Veterinários explicam que, ao tentar conter um cão nesse tipo de situação, é indicado o uso de uma toalha ou cobertor, já que o animal pode reagir de forma agressiva por sentir dor.
Outro ponto de alerta é o risco de transmissão da raiva, doença grave que pode ser evitada por meio da vacinação obrigatória. A imunização protege não apenas o cachorro, mas também o ser humano em caso de contato durante ataques.
Postar um comentário